Playbook para Realocação Profissional em tempos de crise

foto: John Baker

foto: John Baker

Escrevo este artigo motivado a ajudar na realocação profissional das pessoas que foram recém desligadas das empresas e para aquelas que já estavam buscando trabalho antes da crise (pandemia COVID-19). Talvez eu também inspire reflexões nas pessoas que estão insatisfeitas com suas carreiras atuais.

Será um texto prático com aprendizados que tive tanto me aplicando para vagas quanto no papel de recrutador. O grande diferencial das ideias que serão apresentadas neste artigo está relacionado a metodologia, baseada em Design de Carreira e Vendas (se você tem pré-conceito com essa palavra ou não se considera um vendedor(a), confia, tem muita coisa boa que podemos usar nas nossas carreiras).

Para quem ainda não conhece o termo Playbook vou contextualizar: na área de vendas, é um documento que guia as ações da equipe, centralizando as informações de como executar o processo comercial. Mas os Playbooks não são exclusividade da área de vendas. Para o Eric Santos (CEO da Resultados Digitais):

"os Playbooks são o sistema operacional das empresas que querem escalar"

Quem leu meu artigo sobre Design de Carreira vai lembrar que eu destaco a importância de nos enxergarmos como negócios. E se pudermos ser um "negócio" escalável, melhor ainda. Por isso o Playbook que será apresentado aqui destina-se a todos aqueles que querem ser protagonistas das suas carreiras e crescer (escalar) como as empresas de sucesso fazem.

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Buscando Trabalho ou a próxima Série?

CONTEXTUALIZANDO

Nas últimas 3 semanas percebi um aumento significativo do número de demissões em Startups. Infelizmente, esse número pode continuar aumentando. Na minha contagem, com base nas listas que tive acesso, já são mais de 1k de pessoas desligadas de Startups por conta dos efeitos desta crise.

Motivado a ajudar na realocação profissional de tanta gente boa, algumas iniciativas já estão em andamento, como o Banco de Talentos criado pela ABStartups. Além disso, os profissionais de RH também estão mobilizados para fazer com que esses desligamentos sejam menos impactantes para as pessoas. Nos grupos de networking entre CEOs também existe uma preocupação no que diz respeito a realocação profissional.

Talvez o ecossistema de Startups seja mais unido e mobilizado do que outros segmentos da economia. Mas acredito que o o que vou comentar neste artigo se aplica para qualquer profissional que está em busca de realocação profissional em tempo de crise.

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OFERTA E DEMANDA NO MERCADO DE TRABALHO

Posso correr o risco de ser simplista, mas de forma objetiva, o mercado de trabalho é uma questão de oferta e demanda. E vou ilustrar isso com o que está acontecendo no ecossistema de Startups.

Com os efeitos negativos da crise, muitas Startups estão sendo impactadas. Diminui a demanda pelos produtos/serviços, diminui a receita. E mesmo para Startups que já captaram investimento externo, diminui o tempo de vida. Afinal, sem atingir os crescimento projetado ficará mais difícil levantar uma nova rodada de investimento. O problema da falta de demanda e receita está afetando a grande maioria das empresas. E provavelmente até aqui nenhuma grande novidade.

Agora quando eu analiso as listas de pessoas desligadas das Startups eu me deparo, mais uma vez com o dilema da Oferta e Demanda. A grande maioria dos profissionais que estão sendo desligados são das áreas de Marketing, Vendas e CS (sucesso do cliente). O primeiro motivo, e mais óbvio, é o que expliquei anteriormente. Mas para ficar mais claro você pode pensar assim. Antes da crise a empresa recebia 1.000 contatos (leads) por dia, e para atender essa demanda precisa de uma oferta de 10 vendedores. Se a demanda diminui, naturalmente a empresa de menos colaboradores. Eu não estou falando isso para "defender" o empresário que demite e muito menos para justificar as demissões. Só estou dando uma das explicações que podem ter justificado a tomada de decisão.

Mas o que é menos óbvio e talvez você não tenha pensando é o motivo de alguns profissionais serem menos impactos pela crise. Por exemplo, os times de tecnologia das startups foram bem menos impactos pelas demissões. E sabe por que? Achar desenvolvedor é difícil, existe mais demanda de vagas do que oferta de profissionais. Pra você ter uma ideia, fiz uma lista com 100 startups que possuem modelo de negócio que podem se beneficiar na crise (Saúde, Logística, Ead). E o que eu visualizei? A maioria das vagas são para Tecnologia (TI). Quem tiver interesse na lista deixa um comentário que compartilho.

Então a solução é se tornar desenvolvedor? Não! Claro que se você já cogitou isso e suas competências e habilidades apontarem para essa direção saiba que a oferta de vagas nessa área segue aquecida. Mas a minha reflexão vai por caminhos alternativos que vou comentar a seguir.

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CONSEGUIR UM TRABALHO

A busca por um novo trabalho não deixa de ser uma venda, no sentido que você entrega valor resolvendo um problema da empresa (nem que seja o problema bom de trazer mais clientes). Sabendo disso é preciso conhecer muito bem o que está vendendo. Ou seja, autoconhecimento. Aqui já tem uma oportunidade de diferenciação gigante. Enquanto a maioria dos profissionais saí disparando currículos aleatoriamente (e todos iguais - nada adaptados a realidade/necessidade da empresa), o Playbook vai te mostrar como fazer a abordagem de uma forma mais eficiente.

Outro problema é a passividade na prospecção profissional. Em tempos onde a demanda por trabalho é maior do que a oferta, não adianta, por exemplo, se cadastrar em plataformas de emprego e esperar que te chamem para uma entrevista (inbound). Agora é o momento de prospectar vagas ativamente (outbound).

Assim como nem todo mundo é lead (potencial cliente) para um produto/serviço, o mesmo vale para o mercado de trabalho. Por exemplo, se você foi recém desligado de uma Startup conhecida no ecossistema, as chances do seu perfil profissional atrair atenção de outras Startups são maiores. Se isso já não estiver acontecendo, talvez o que precisa fazer é olhar para as startups de outros setores de atuação. Falo por mim, eu gostaria de contratar um profissional de marketing que teve uma experiência em uma grande startup como a Rock Content para em tempos de crise ajudar na estruturação de uma nova estratégia de marketing de conteúdo em uma das startups onde sou sócio. O que estou querendo dizer é que quem foi desligado por conta da crise tem uma alavanca poderosa para buscar uma realocação no mercado, mas precisa direcionar a prospecção de vagas nas empresas/startups com demanda. É hora de focar esforços na oportunidades certas e não sair distribuindo currículos por aí ou esperar que alguém te prospecte no Linkedin. O Playbook de realocação traz um dos possíveis caminhos para aumentar sua taxa de conversão de abordagens para entrevistas.

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PLAYBOOK PARA REALOCAÇÃO PROFISSIONAL

Uma boa definição de Playbook é a que o Edson Rigonatti (Astella Investimentos) usa:

Playbooks são um tipo de mapa, um guia que ajuda, não é uma fórmula, mas um arquétipo que apresenta a forma como as coisas geralmente acontecem

OBJETIVO

O Playbook é criado para te ajudar a entender a jornada dos profissionais que atingiram mais sucesso no processo de realocação profissional. Não quer dizer que toda jornada é igual, mas saber os padrões pode te ajudar a ter mais sucesso.

Segundo o Rigonatti, o Playbook funciona como uma "Farol" ajudando a agir de forma mais eficiente, come menos dor e reduzindo o medo.

Ou seja, não vou te dar a fórmula mágica de conseguir um trabalho, mas te garanto que se seguir o Playbook, suas chances de conseguir um novo trabalho aumentam muito. E porque estou tão seguro disto? Já uso o Playbook na minha própria carreira e se você usar já vai largar na frente nessa corrida por trabalho que estamos vivendo. Afinal, empreender a própria carreira é uma percepção que poucos têm.

MÉTODO

O Playbook está organizado em 4 fases. Para cada uma delas são sugeridas etapas para sair da inércia e colocar as ideias até agora apresentadas em prática. Existem várias maneiras de fazer isso, neste Playbook o foco está mais no que fazer do que no como fazer. Mas se tiver interesse que eu aprofunde no "Como Fazer" comenta no final do artigo que posso criar mais conteúdo nessa linha.

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PLAYBOOK - FASE 1 - PREPARAÇÃO

Está é uma fase com várias etapas que, quando bem realizadas, impactam positivamente as outras 3 fases. Aqui é onde a maior parte da oferta de profissionais manda mal. Ou por apostarem em apenas uma das etapas ou por qualidade na execução da etapa.

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Etapa 1 - Atualize seu Currículo: pra se diferenciar nos processos seletivos não basta apenas ter um design de CV legal. Isso é o mínimo que você precisa fazer, E se ainda não fez, acessa o Canva.com, lá tem vários modelos que vão tirar seu CV do Word e colocar em outro patamar estético. Mas de nada adianta uma embalagem bonita se o conteúdo for ruim. Por isso nesta etapa o mais importante é você esquecer a ideia de que tem quer ter UM currículo. O que você precisa é de um template customizável para editar seu CV conforme a vaga que está se aplicando. E cada vez que se aplicar para uma vaga você primeiro lê o descritivo da vaga e configura seu CV com suas competências, habilidades, experiências e formações que fazem sentido pra vaga. Quando eu falo isso tem gente que pode pensar que é óbvio. Mas eu te garanto que mais de 90% dos profissionais ainda se aplicam em diferentes vagas, para diferentes empresas como o MESMO CV, sem fazer qualquer alteração. Adaptando seu CV para cada vaga que se aplicar, você aumenta as chances de chamar a atenção. Mas sabemos que em tempos de crise, talvez, a empresa não está buscando ou talvez no volume de CVs que recebem o seu passe batido. Então aumente os pontos de contato com os recrutadores aplicando as dicas das próximas etapas.

Etapa 2 - Atualize seu Linkedin: além do óbvio, que é trazer o seu CV atualizado para o Linkedin. O que poucos fazem é pesquisar as tendências de busca desta rede social. Por exemplo, se eu trabalho na área de vendas de uma Startup, usar termos como Inside sales, Account Executive, SDR (Sales Development Representative), Sales Ops pode soar natural. Mas eu posso vender produtos/serviços de outros mercados, certo? Se esse é meu objetivo, talvez faça mais sentido eu usar apenas a palavra "vendas". Não tem certo ou errado, depende do seu objetivo. Por exemplo, quando eu comecei a usar o "cargo" designer de carreira, algumas pessoas da minha rede ficaram curiosas e vieram me perguntar o que eu estava fazendo. Ou seja, o não usual funcionou para meu objetivo que era despertar interesse, Melhorar a semântica do seu perfil pode ajudar na busca pelo seu perfil profissional, mas não vamos esquecer que o mercado não está buscando. Então é preciso usar nossa rede de contatos a nosso favor. Tem uma frase usada na captação de investimento, que adaptei pra esse contexto, que ilustra bem o que precisa ser feito:

Quer trabalho, peça conselho. Quer ser ignorado(a) peça emprego.

O mais importante nesta fase é criar relações e ativar seu network. Por isso que a ideia não é sair perguntando "Hey, vocês tem vagas abertas aí na empresa?". O ideal é abordar as pessoas em uma perspectiva de aprendizado para se desenvolver como profissional. Uma das abordagens que eu uso é a seguinte:

"Como você está fazendo o processo de qualificação de leads? (etapa/processo da sua área de conhecimento/atuação) O que acha de marcar um horário para compartilhar sua experiência neste tema, estou querendo me atualizar e ouvir como outros profissionais fazem isso vai me ajudar."

Desta forma suas chances de ser atendido aumentam, afinal, as pessoas gostam de ajudar e compartilhar experiências. E se durante a conversa surgir a oportunidade de saber mais sobre a equipe, pergunte! Nessa hora você pode ouvir um "estamos com dificuldade de contratar perfil X" ou "estamos com vaga para Y".

A grande vantagem dessa abordagem é que você vai levantar mais informações sobre a empresa, equipe, rotinas de trabalho, sem estar oficialmente se aplicando para uma vaga, mas se existir espaço, levante a mão para oportunidades e peça indicações para processos seletivos abertos ou mesmo para fazer parte de um banco de talentos. E Não esqueça de manter o networking recorrente, não ache que por que conversou com a pessoa há um ano atrás ela vá lembrar de você quando uma vaga abrir. O Linkedin é a maior rede profissional, mas lembre-se que nem todas as vagas estão aqui. Por isso a próxima etapa é complementar para aumentar suas chances de realocação.

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Etapa 3 - Atualize seu perfil nas plataformas de vagas/emprego

Se quando estamos vendendo um produto a quantidade de vitrines onde vamos expor é importante, quando estamos falando de realocação profissional vivenciamos algo semelhante. Algumas empresas tem seus próprios canais de recrutamento, utilizam softwares específicos ou assinam portais de candidatos. Não importa, o que precisamos fazer durante a fase de preparação é disponibilizar nosso perfil nos canais mais relevantes e adequados ao nosso objetivo. Ou seja, se as Startups não usam a Catho Online para recrutamento, não preciso ter perfil lá. Mas em compensação, vale a pena ter o perfil atualizado na Abler, afinal algumas Startups usam esse software nos seus processos seletivos. Alguns de vocês podem pensar que essa etapa dá muito trabalho, mas eu garanto que se fizerem a Etapa 1 bem, vão ter só o trabalho de copiar e colar as informações nos campos corretos.

Etapa 4 - Crie uma Cover Letter

Apesar de não ser uma prática tão comum no Brasil, a Cover Letter ou Carta de Apresentação é o melhor cartão de visitas que você pode ter para abrir um primeiro contato. Diferente de um currículo, a Cover Letter fala muito mais do seu momento de carreira, seus desejos e aspirações profissionais. E o mais importante, ela fala para a empresa sobre sua motivação de fazer parte da equipe e como pode contribuir. Essa abordagem aumenta suas chances de criar uma boa impressão. É mais objetiva e enxuta do que um CV e como poucos utilizam esse tipo de abordagem, mais uma vez você vai largar na frente. Algumas pessoas incluem uma Cover Letter como resumo no perfil do Linkedin e até usam como introdução do CV. Mas lembre-se sempre de customizar para cada vaga e empresa que estiver mirando.

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Etapa 5 - Atualize seus conhecimentos e ganhe mais experiências

Para alguns a demissão pode ter sido recebida com surpresa. Mas tem um lado bom nessa história. Você acaba de sair da zona de conforto e isso é uma ótima oportunidade de evoluir. Na etapa 5 eu lembro que buscar por um trabalho é importante, mas só fazer isso não vai te tornar um profissional mais qualificado e experiente. Por isso, paralelo as etapas anteriores você não pode parar de se desenvolver profissionalmente. E aqui uma notícia boa, nunca vi tanto conteúdo on-line gratuito e de qualidade para ajudar na sua qualificação profissional. Na correria do dia a dia não dava tempo de nos atualizarmos profissionalmente, então agora você tem o recurso mais importante das nossas vidas - tempo. E cabe somente a você saber fazer bom uso dele para não estacionar sua carreira. Pensa que uma hora a crise vai passar e que horas de Netflix não vão contar no seu currículo, já um curso de online de gestão ágil, inteligência emocional, negociação, entre tantos outros que temos acesso vão fazer toda a diferença na hora que o mercado voltar a esquentar. Eu sei que você pode ter contas para pagar e que talvez o trabalho voluntário não tenha passado pela sua cabeça, mas dependendo do seu objetivo profissional, adquirir experiência pode ser o melhor pagamento que pode receber. Em tempo de poucas contratações, ajudar empresas ou ONGs visando ganhar experiência em uma área pode te ajudar tanto a estar no lugar certo quando uma vaga remunerada surgir, quanto te pagar com conhecimento na prática. Tudo vai depender do seu objetivo. Pode fazer sentido dependendo do momento de carreira que estiver vivendo.

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PLAYBOOK - FASE 2 - QUALIFICAÇÃO

Durante a Fase 2 o seu objetivo deve ser selecionar as melhores oportunidades profissionais para sua carreira. Eu sei que alguns podem pensar - eu preciso de QUALQUER trabalho - mas eu te garanto que se agir assim suas chances vão diminuir, afinal, vai ficar evidente o seu "desespero" e falta de preparo. Quanto melhor você souber o que quer pra SUA CARREIRA mais efetiva vai ser a sua busca por vagas. É isso que eu quero te mostrar nas próximas etapas: como qualificar/selecionar o seu próximo empregador.

Etapa 6 - Escolha o Campeonato certo que vai jogar

Pensa comigo, um profissional de educação física que estiver buscando vaga para ser professor/instrutor de academia vai ter dificuldade para conseguir trabalho agora, certo? Ao mesmo tempo, talvez esse tipo de profissional do dia pra noite viu a demanda por Personal Trainer aumentar. Logo, não precisa mudar de área de atuação, mas vai precisar jogar um campeonato diferente. O que pode parecer óbvio para algumas profissões pode ser negligenciado nas nossas áreas de atuação. Por isso, se você trabalhava no Marketing de uma Startup na área do Turismo e agora está buscando sua realocação, por mais que tenha acumulado know-how em um segmento, é hora de focar nas suas competências e habilidades e buscar Startups de um Segmento que se beneficiou da crise, como as Startups na área de e-commerce e marketplace. Escolher os segmentos de atuação que estão se beneficiando da crise ou aqueles que tem perspectivas de se recuperarem mais rápido é uma ótima estratégia para buscar vagas ou prospectar oportunidades nos setores mais promissores. Procure se informar quais os setores mais promissores no momento e liste as empresas que você acredita que podem se sair bem na crise. Onde há demanda há maiores chances de precisarem da oferta (bons profissionais como você).

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Etapa 7 - Escolha o Time Campeão

Nem sempre mudar de setor é uma boa ideia, Às vezes o motivo da sua demissão tem relação com o modelo de negócio ou a gestão da empresa. Sendo assim, não é por que você foi demitido de uma Fintech que esse setor (campeonato) não seja bom, talvez o que aconteceu é que o time que estava não era tão preparado pra ganhar da crise. Em casos como esse, se manter no mesmo setor pode ser uma ótima possibilidade. Pois empresas do mesmo setor podem precisar de profissionais com a sua experiência e de quebra trazer o know-how de um concorrente ou mesmo complementar com uma visão de diferentes modelos de negócio. Já parou pra pensar que até algumas semanas atrás você estava trabalhando em uma empresa reconhecida de um setor e que agora esse "sobrenome" (trabalhava na empresa Z) pode ser seu trunfo em um processo seletivo? Não importa o setor, sempre é possível encontrar empresas que estão indo bem, mesmo em contextos complicados. É preciso buscar essas oportunidades e articular bem nossa experiência para atrair a atenção dos recrutadores. Agora ficar batendo nas portas de empresas que estão em crise é perda de tempo. Pode até ser que estejam com vaga aberta ou que troquem um colaborar ruim por você. Mas concorda que as chances são menores do que bater na porta de time que está ganhando.

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Etapa 8 - Escolha a Posição onde joga melhor

O que acontece em momentos de crise como esse que estamos vivendo é que algumas posições são mais necessárias do que outras. Eu já comentei que se a demanda de clientes diminuí, consequentemente a empresa precisará de menos vendedores. Mas quero ampliar essa ideia, sem necessariamente te incentivar a mudar de área. A primeira coisa que você precisa se convencer é da sua competência técnica e comportamental. Tem gente que sente insegurança pela falta de experiência, mas acredite, isso não é o mais importante. Tem gente com muita experiência mas que entrega pouco resultado para empresa. Em momentos de crise esses profissionais passam a ver suas carreiras ameaçadas pela baixa performance ou contenção de gastos. Para quem está buscando realocação é fundamental se posicionar naquilo que outros profissionais deixam a desejar ou naquilo que você se destaca comparando-se aos colegas de trabalho. E pode saber que esses "elos fracos" (mal jogadores) vão quebrar e serão desligados. E muitas vezes as peças terão que ser trocadas. Por isso, mesmo em tempos de crise os bons jogadores vão conseguir se realocar rápido.

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PLAYBOOK - FASE 3 - PROSPECÇÃO

Após concluir a Fase 2 você estará com muitas definições. Chega então o momento de colocar isso em prática. E acredite, quanto mais empenho tiver colocado nas fases anteriores mais fácil será prospectar vagas. As etapas da Fase 1 aumentaram a sua visibilidade para ser encontrado, mas também te deram clareza sobre seu posicionamento na fase de Prospecção. Já a Fase 2 te deu clareza de objetivos, onde mirar sua energia para ir prospectar vagas e não só ficar esperando que te chamem para uma entrevista. Lembre-se, na crise o que mais dará resultado é a prospecção ativa!

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Etapa 9- Pedindo Indicação

Na etapa 2 você já vai ter ativado a sua rede de contatos. E agora que você já tem uma Cover Letter (etapa 4) e já tem alvos bem claros (Fase 2) fica muito mais fácil abordar as pessoas solicitando uma indicação. Isso quando essa indicação já não vier passivamente. Acontece que mesmo assim alguns de vocês ainda vão sentir "vergonha"de pedir. Se esse for o seu caso, comece simples. Primeiro utilize a funcionalidade de Solicitar Recomendação do Linkedin. Com isso, você já vai saber quais pessoas da sua rede estão mais propensas a te indicar para vagas. Depois que identificar quem são seus potenciais promotores, avalie se essas pessoas tem contatos (amigos ou conhecidos) que trabalham nos setores e empresas que identificou na sua Fase 2. Então fica fácil, basta abordar a pessoa assim: "Olá Fulano, obrigado pela recomendação que me enviou, ficou feliz em saber que você reconhece (listar as competências, características mais relevantes para sua realocação profissional). Vi que você tem amigos trabalhando no (setor ou empresa que definiu na Fase 2 - quanto mais específico melhor). Você conseguiria me conectar com essa pessoa (pelo Linkedin você consegue saber o nome)?" Desta forma você já entra em contato com uma pessoa na empresa que deseja trabalhar. A partir daqui aplique a etapa 2 e vá nutrindo uma relação em busca da oportunidade, Nada de abrir a conversa com: "Vocês estão contratando?" Paciência e constância é a chave do sucesso. Confia!

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Etapa 10 - Busca de Vaga Ideal

E por fim a etapa com maior taxa de sucesso. É claro que para isso você precisa ter seguido todas as etapas anteriores. Mas aqui você está buscando a vaga que tem mais sinergia com seus objetivos, em uma empresa que está bem na crise em um mercado promissor. Algumas pessoas podem falar: "Ah Thiago, não viaja, isso não existe!" É bom demais pra ser verdade não é? Mas acredite, essas vagas existem. O que acontece é que para algumas profissões elas são mais raras. E se você seguiu todas as etapas e ainda não conseguir visualizar a vaga ideal, pode comentar aqui que vou te ajudar a enxergar o que talvez não ficou tão óbvio - você pode criar a sua vaga dentro de uma empresa! Isso mesmo, as vezes a vaga não está anunciada, mas ela existe. Nesses casos é um pouco mais trabalhoso destravar essas vagas, mas é possível. E ainda há vezes que as necessidades existem dentro da empresa, mas você precisará criar a vaga de fora pra dentro. Ainda mais desafiador, mas também é possível, inclusive eu estou nesta etapa atualmente :)

CONCLUSÃO

Em tempos de crise a realocação profissional sem dúvida é um desafio! Mas com a aplicação desse Playbook você vai largar muito, mas muito mesmo, na frente. Sabe porque? Primeiro porque grande parte das pessoas que começaram a ler não chegaram até aqui. Depois, porque mesmo quem chegou, não vai aplicar. E ainda, mesmo quem começar a seguir as etapas pode ver que na prática o mapa (Playbook) não trazia todos os desafios da jornada. O importante é que você teste e mensure os resultados de cada ação. De forma simples. Por exemplo, na etapa 2 experimenta fazer um teste A/B com dois discursos diferentes e veja qual converte mais. Faz mais de um modelo de CV para o mesmo perfil de vaga. Enfim, é preciso fazer as etapas, medir os resultados e aprender com que está funcionando e melhorar o que não está trazendo o resultado desejado. Se esse processo for contínuo, logo logo estará feliz trabalhando de novo.

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BÔNUS - DESIGN DE CARREIRA EXPERIENCE

Preparei um bônus para vocês que chegaram até aqui! Sim, o texto foi longo - mas se é pra ser um PlayBook, tinha que ter o tamanho de um book! Conteúdo raso já tem muito por aí. Além disso, eu comentei no início do artigo que eu falaria mais sobre o que fazer e não tanto no como fazer. Mas eu já tenho roteirizado o conteúdo de 7 Hacks sobre esse tema de Realocação Profissional e quero compartilhar com vocês. Mas como vai exigir um tempo extra, pensei em produzir apenas se tiver pelo menos 50 pessoas interessadas. Então se você quer mais conteúdo sobre este tema, acessa esse link, comenta, compartilha com outras pessoas para atingirmos o número mínimo de interessados para justificar o esforço na criação do material.

Espero que tenham gostado e contem comigo na jorna da realocação profissional!

Thiago HC