3 dicas práticas que vão aumentar suas chances de conseguir uma entrevista de emprego! (mesmo em período de crise)

foto:Kevin Baghat

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Achou ousado o título!? Então segue comigo que vou te mostrar como aumentar MUITO suas chances de "cavar" uma vaga mesmo que não esteja sendo anunciada. Se ainda não leu o Playbook de Realocação Profissional, recomendo que aprofunde após ler esse artigo.

Vou ilustrar o passo a passo, considerando que as ações serão realizadas a partir de hoje (quinta-feira), mas você pode começar em qualquer dia útil. Estou ilustrando considerando que estou buscando uma vaga de vendedor (Account Executive). E que a empresa escolhida é o Ideia no Ar. Antes de dar o primeiro passo você precisar ser sniper (atirador de elite) na escolha do alvo certo (empresa) antes de atirar (prospectar vaga). Estou escolhendo uma empresa que já sei que está se beneficiando da crise e estou buscando por uma vaga onde já tenho experiência (Inside sales), logo as chances aumentam bastante.

Dá uma olhada nas áreas que tem maiores chances de crescer na crise e no pós-crise, isso vai te ajudar na escolha do seu alvo:

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DICA 1 - Escolha e Siga seu Alvo (quinta-feira)

Acesse a Company Page, comece a seguir a empresa e visualize se existem vagas em aberto. Mas lembre-se que, mesmo se não estiverem anunciando vagas, elas podem existir. Ou você pode chamar a atenção para fazer parte do banco de talentos da empresa. Repare que o Linkedin recomenda outras empresas no menu lateral direito. Isso te ajuda aumentar a sua lista de alvos.

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Dica 2 - Estude seu Alvo (segunda-feira)

Se você quer fazer parte de uma empresa, é sua obrigação conhecer o máximo possível do negócio antes mesmo de ser chamado para uma entrevista. Por isso, acompanhar as postagens, acessar o site, fazer um processo de cliente oculto (simular como se fosse um lead no site da empresa) são o mínimo que você deve fazer para ter chances reais de seleção. Por exemplo, no Ideia no Ar eu percebi que eles estão anunciando um webinar sobre um tema que gosto - Transformação Digital. Identificando isso eu já tenho um ótimo tema para abrir contato.

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Repare que a mensagem que enviei é bem simples. Mas que marquei a empresa (alguém do Marketing vai me responder ou pelo menos curtir meu comentário). Isso já sinaliza para o recrutador (quando for consultar meu perfil no Linkedin) que estou por dentro das ações da empresa, mostra meu engajamento com a marca. Só cuidado para não sair curtindo e comentando postagens muito antigas. O importante é curtir e comentar aquilo que realmente fizer sentido para a vaga que está buscando.

Dica 3 - Aproxime-se do Time (quarta-feira)

Uma vantagem do Linkedin é a facilidade para saber quem trabalha na empresa e os respectivos cargos destas pessoas. Depois de acessar a Company Page, você pode verificar quais as pessoas que são mais relevantes para seu objetivo. Analisando a quantidade de funcionários do Ideia no Ar eu percebo que é uma empresa pequena e que talvez o CEO ainda seja o responsável por recrutamento e seleção. Logo, faz sentido eu falar com ele. Para isso eu vou usar o que já descobri na etapa anterior. Mas atenção, não sinalize que esta buscando uma vaga. Esse é um grande erro, pedir antes de oferecer. Muita gente se aproxima dos responsáveis por R&S (recrutamento e seleção) sem ter criado uma conexão verdadeira. Reparem como eu fiz com o Luis:

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Alguns detalhes e técnicas que usei: eu me apresento já sabendo que a empresa é um SaaS (software as a service), sinalizando claramente que eu tenho o skill que eles podem estar precisando. Eu também cito o outro convidado do webinar mostrando que eu acompanho o trabalho da outra empresa que abordará o tema. E for fim, eu finalizo com uma pergunta simples de ser respondida, mas que vai me mostrar se a empresa está em crescimento e com demanda por novos vendedores. Tudo muito sútil. Sem eu ter falado "tem vaga aí?"

Se o Luis não me responder em 2 dias, eu posso pedir para alguma das conexões em comum me apresentar para ele. Ou abordar um vendedor da equipe do Ideia no Ar e perguntar algo na linha: "como vocês tratam o tema de transformação digital com os leads?"

Conclusão

Antes de se aplicar para uma vaga, para aumentar suas chances, crie relacionamentos. E para fazer isso é preciso ser mais interessado do que interessante. Fale menos sobre você e pergunte mais sobre o outro. Desta forma, quando uma oportunidade surgir, você terá mais chances do seu nome ser Top of Mind.

Além disso, mesmo em empresas onde já existem vagas anunciadas, você precisa ser mais do que um currículo na fila. E contar com indicações de pessoas que já trabalham na empresa é a principal forma de "pular a fila" do R&S. Por isso, quanto mais relacionamento criar com as pessoas que já estão trabalhando na sua empresa-alvo, mais chances de conseguir um trabalho lá.

Quer se aprofundar?

Estou organizando uma lista de transmissão gratuita com dicas rápidas sobre esse tema. Para fazer parte acesse esse link

Thiago HC